quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Sintomas mais comuns da tuberculose
Os sintomas mais comuns da tuberculose são:
- Tosse (por mais de 15 dias)
- Febre (mais comumente ao entardecer)
- Suores noturnos
- Falta de apetite
- Emagrecimento
- Cansaço fácil
- Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Infecção
A infecção pelo M. tuberculosis se inicia quando o bacilo atinge os alvéolos pulmonares e pode se espalhar para os nódulos linfáticos e daí, através da corrente sanguínea para tecidos mais distantes onde a doença pode se desenvolver: a parte superior dos pulmões, os rins, o cérebroe os ossos.
A resposta imunológica do organismo mata a maioria dos bacilos, levando à formação de um granuloma. Os "tubérculos", ou nódulos de tuberculose são pequenas lesões que consistem em tecidos mortos de cor acinzentada contendo a bactéria da tuberculose.
Normalmente o sistema imunológico é capaz de conter a multiplicação do bacilo, evitando sua disseminação em 90% dos casos.
O que é a tuberculose.
A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta" , e conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 15.000 ou 20.000 anos, a partir de outras bactérias do género Mycobacterium.
Subscrever:
Mensagens (Atom)